Pular para o conteúdo principal

Catecismo: um caminho sem volta


“Se depois de termos recebido e conhecido a verdade, nós a abandonarmos voluntariamente, já não nos resta um sacrifício para expirar este pecado; só teremos que esperar um juízo tremendo e o fogo ardente que há de devorar os rebeldes” (Hebreus, 10, 26 e 27).

O abandono da fé traz consequências seríssimas segundo São Paulo: “Porque àqueles que foram uma vez iluminados, que  provaram o dom celestial, que receberam a sua parte dos dons do Espírito Santo, que provaram também a doçura da palavra de Deus e experimentaram as maravilhas do mundo vindouro, e apesar disso caíram, é impossível que se renovem outra vez para a penitência, uma vez que assim crucificaram de novo o Filho de Deus em si mesmos e o expuseram publicamente ao ridículo. De fato, a terra que recebe chuvas frequentes e fornece ao agricultor boas searas, é abençoada por Deus. Mas, a que produz só espinhos e abrolhos, é reprovada, e está perto da maldição; seu fim é ser queimada”.
São Pedro, o primeiro Papa ratifica: “Assim, se, depois de terem fugido das corrupções do mundo pelo conhecimento de Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador, por elas são novamente envolvidos e vencidos, o seu segundo estado tornou-se pior do que o primeiro. Melhor lhes era não conhecer o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, tornar para trás [afastando-se] daquele mandamento santo, que lhes foi dado. Desta forma, se realizou neles aquele provérbio verdadeiro: Voltou o cão ao seu vômito”; e: “A porca lavada tornou a revolver-se no lamaçal” (2 Pedro, 2, 20 a 22).
Essas passagens bíblicas afirmam que não é possível voltar atrás após iniciarmos na Verdade Católica. Não existe um desvio ou uma terceira via nesse caminho. Pela doutrina católica,  seguimos direcionados à eternidade. Qualquer desvio leva ao abismo. Não deveríamos crer em Deus se suas verdades não fossem absolutas. Seria perda de tempo. Virar as costas para a verdade estampada no Catecismo da Igreja Católica após conhecê-la, é como gritar um sonoro não para Deus. Eis aqui um pecado contra o Espírito Santo que não tem perdão, ou seja, negar conscientemente a verdade revelada pelo Magistério da Igreja.
Hoje, a negação dessa verdade revelada raramente é expressa de forma explícita, mas quase sempre de uma forma sorrateira, semelhante a uma infiltração advinda de múltiplas interpretações teológicas que distorcem os ensinamentos da Igreja de Cristo e dos apóstolos. Teólogos modernistas, adoecidos pela mente revolucionária, contaminam dogmas pétreos com pensamentos relativistas, que usurpam do trono de Deus o fogo sagrado da sabedoria para se colocar ali as brasas dos desejos humanos. Estes desejos são os novos deuses que se multiplicam em inúmeras atrações mundanas e cobram cada vez mais adoradores. O prêmio é imediato, mas restrito, pois realiza apenas as satisfações terrenas. É imanente por natureza.
Nesse balé de ilusões furtivas e fugazes, o Absoluto, o Deus Transcendente, é feito como um refém para respaldar ideologias humanas. Ele já não é bem-vindo na história, é permitido apenas dentro de uma fé individual, preso as concepções da moda. Ele tem que se adaptar ao homem e não o contrário. E nessa loucura de conceitos pagãos, inverte-se os papéis e julga-se o Onipotente, desautorizando-O em sua justiça, suportando apenas a sua misericórdia que deve ser aplicada conforme as expectativas dos homens. E neste frenesi de uma fé apenas sensorial, a eternidade só é concebível e desejada se for uma extensão dos nossos sonhos terrenos. Pobre homem próspero.   
O Catecismo da Igreja Católica é nesse instante o único antídoto para neutralizar este veneno do relativismo inoculado em grande parte dos fiéis católico. O contágio em massa aconteceu ao longo de várias gerações alimentadas por doutrinas mais sociológicas que espirituais.  O tratamento para recobrar a sanidade, através da Sã Doutrina, é individual e não se realiza sem dor. A verdade liberta, mas não é fácil. A vacina está ao seu alcance: basta abrir e ler com atenção este manual de capa amarela que nos preserva de tantos males na terra e na eternidade. Desconhecer a Doutrina do Catecismo da Igreja Católica por preguiça, ou negá-la em função de verdades relativas, onde os fins justificam os meios, ascendem aquele fogo que pode trazer transtornos eternos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE O ALIMENTO ESPIRITUAL

A compreensão antecede a prática. Mesmo a experimentação parte de uma hipótese, que é uma possibilidade de compreensão. O experimento é o teste para confirmar ou impugnar uma ideia prévia. Também o ato instintivo parte da compreensão inconsciente de que algo é vital ou fatal para o sujeito disparando um mecanismo automático de desejo ou repulsa. Dito isso, entro na questão que interessa: a vida espiritual. Trata-se de um dos temas mais incompreendidos da face da terra. Daí a abundância de falsos profetas e de tantas almas perdidas na confusão da contemporaneidade. E se não a compreendemos, quanto mais incapazes somos de a viver plenamente. Eu próprio não a vivo, mas enfrento a dificuldade extrema de buscar compreendê-la e o que vou expor abaixo é apenas uma pífia tentativa de organizar o resultado de alguns anos de estudo e prática, que mal toca a circunferência desse círculo de infinitas possibilidades. O homem é um organismo psicofísico. De um lado tem um corpo que absorve o

A ALMA TERÁS, SENHORA, TRESPASSADA

Há certas obviedades que se tornam esquecidas em tempos sombrios. O fundamento ou fato inaugural da Igreja Católica é a Encarnação, Vida Miraculosa, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem, conforme consta no Ato de Fé dos católicos. O óbvio dessa questão basilar do Catolicismo é que esse fato inaugural é o modelo supremo para a vida do cristão. Houve uma época, quando a Igreja Católica tinha autoridade plena sobre as consciências, em que as cenas essenciais da História do Messias estavam disponíveis para todas as mentes e por meio de todos os sentidos, na alimentação e jejum, na arquitetura e nas artes visuais, na música, no incenso e na aromática da natureza e por toda a textura da realidade mesma. Com tantos elementos simbólicos no imaginário era possível - ou pelo menos mais fácil - ser um bom cristão e até mesmo um santo, como os tantos produzidos no passado. Hoje é diferente. Essas cenas quase desapareceram do imaginário e o resultad

A raiz do pecado

1488.  Aos olhos da fé, não existe mal mais grave do que o pecado; nada tem piores consequências para os próprios pecadores, para a Igreja e para todo o mundo. 1853.  Os pecados podem distinguir-se segundo o seu objeto, como todo o ato humano; ou segundo as virtudes a que se opõem; por excesso ou por defeito; ou segundo os mandamentos que violam. Também podem agrupar-se segundo outros critérios: os que dizem respeito a Deus, ao próximo, à própria pessoa do pecador; pecados espirituais e carnais: ou, ainda, pecados por pensamentos, palavras, obras ou omissões. A raiz do pecado está no coração do homem, na sua vontade livre, conforme o ensinamento do Senhor: «do coração é que provêm pensamentos malévolos, assassínios, adultérios, fornicações, roubos, falsos testemunhos, maledicências – coisas que tornam o homem impuro» (Mt 15, 19). Mas é também no coração que reside a caridade, princípio das obras boas e puras, que o pecado ofende. O assunto é quase proibido, mas o mundo pad